Eleito o alimento mais completo do mundo!

Plantada há mais de cinco mil anos nos altiplanos da Cordilheira do Andes, a quinua era chamada pelos antigos incas de chisiya mama, que em quíchua significa “mãe de todos os homens”. O grão é importado do deserto Uyuni, no Andes bolivianos, que fica a 3.800 metros acima do nível do mar e no inverno a temperatura pode atingir 30 graus negativos. Vale lembrar que a quinua plantada em outros lugares não tem as características nutricionais daquela cultivada em seu local de origem, onde o solo, o clima, os ventos, a salinidade do ar e a altitude são muito peculiares.
Mas o que a minúscula quinua tem de tão diferente? Para começar, além de ser ótima fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico (aquele que demora mais para ser liberado no organismo), vitaminas, minerais e gordura saudável, ela contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não fabrica e que são precursores das proteínas: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina. E essas proteínas, formadas pelos aminoácidos, são indispensáveis para o melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, recuperação de tecidos e células, manutenção dos órgãos, da pele e do sistema imunológico, bem como para a produção de hormônios e enzimas.
delicia-de-quinuaNormalmente um legume, verdura, cereal ou fruta é rico em um determinado aminoácido essencial e carente nos demais, mas a quinua reúne todos. Outro diferencial na quinua é a presença dos aminoácidos metionina e lisina que estão relacionados ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e as funções como memória e aprendizagem e que normalmente são encontrados somente em alimentos de origem animal como carne e ovos. Trata-se de uma grande vantagem para os vegetarianos, mais precisamente os vegans, que não consomem nenhum alimento de origem animal, porém atenção pois não pode ser substituta desses alimentos por não conter a vitamina B12 como o leite, o ovo, o queijo e a carne.
A quinua também é uma boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela modulação do humor, pela disposição e bem-estar. Outra vantagem é que a quinua é livre de glúten e que pães e bolos feitos substituindo a farinha de trigo pela quinoa ficam com sabores bem semelhantes aos tradicionais.
E para quem pensa que o alimento é muito calórico, uma boa notícia: ele contém quase a mesma quantidade de calorias do arroz integral, porém tem ainda mais fibras comparado ao arroz integral, o que aumenta a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue, sendo um excelente aliado para quem quer emagrecer com saúde.
US$ 5.00 na primeira compra usando o código: FITNESS
Aprenda a comprar na HealthDesigns .com: http://bit.ly/XnHj8i
Nenhum comentário:
Postar um comentário